segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

resumo do filme Hotel Ruanda


Hotel Rwanda é a história do poder de sobrevivência e força interior de um homem face ao genocídio de 1994 na capital de Ruanda, Kigali. Onde foi atrás das suas vontades perante o cenário macabro, chacina de muitas pessoas e conflitos entre tribos devido à morte do presidente de Ruanda na sua viagem onde ia acordar um tratado de paz à Tanzânia e o seu avião foi abatido, os elementos do governo da tribo Hutu culparam os Tutsis por este acontecimento, aí instalou-se o caos. Deu-se início ao genocídio. Durante o conflito Paul Rusesabagina pertencendo à tribo Hutu, deixa os ideais da sua tribo para ouvir o seu interior, então protege a sua família e os seus mais chegados, fazendo de tudo, subornando os militares com dinheiro, uísque, cerveja... para salvar a sua família, amigos que pediram refúgio na sua casa e turistas do hotel que ele geria (Hotel des Mille Collines)... Face à situação descontrolada, tropas canadianas vindas pela parte da Nações Unidas, tentam proteger os estrangeiros instalados no meio do caos, para que nada lhes acontecesse. Entretanto surgem tropas belgas com apenas o objectivo de resgatarem os estrangeiros.
Paul vê-se numa situação difícil de digerir, tenta encontrar ajuda através do General, mas sem sucesso.A sua família fica a salvo depois de uma lista dos que vão ser cambiados para fora daquela situação, a sua família consta na lista, mas Paul não consegue virar costas aos outros então manda a sua família no caminho de uma cilada engenhosa dos Hutus, sem se aperceber de tal coisa.
...
Durante este cenário, alguns dos Direitos Humanos foram violados, apenas um homem seguiu o seu padrão de ideais, não se deixando levar pela sua crença na tribo Hutu e seguindo os valores humanos, combateu a desvalorização da vida humana naquele massacre, dando bens materiais e dinheiro em troco de vidas. Desfazendo-se de quase tudo o que possui-a.
Violou-se a liberdade de escolha ao fazer-se distinção entre quem era de uma das tribos, então quem pertencesse à tribo Tutsi era abatido e alguns dos traidores da tribo Hutu , então é um pouco de racismo não de cor mas de um tipo de crença.
Todos os humanos têm direito à liberdade, segurança pessoal e direito à vida, o que não aconteceu também.
Todos são iguais perante a lei, não é verdade aos olhos destes acontecimentos.
Direito de igualdade violado, inúmeras vezes.
Invasão de privacidade, quando o Paul e a sua família estavam a dormir, apareceram os militares no seu lar, violando o seu espaço sem qualquer tipo de mandato.
Todo o indivíduo tem o direito de abandonar qualquer país, sem tarem directamente ligados a qualquer tipo de infracção.
Enfim, bastantes violações aconteceram neste genocídio de 94, em Ruanda.Nos tempos que correm deve-se respeitar as decisões de qualquer um, os seus gostos, as suas crenças e não culpar qualquer acontecimento mencionando grupos, crenças, religiões. Tudo ao que pertencer a um tipo de crença é castigado. Incorrecto, deve-se julgar e apurar individualmente independentemente da religião, etnia, raça ou estilo de vida.
Quem tem poder tem quase tudo, quem possui coração realmente é completo. A união dos dois poderá fazer maravilhas pelo mundo, aqui ficou um exemplo de uma história que as unio.

39 comentários:

  1. Este filme o muito emociomante soldadojunior.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc que não soube ver o sentido, fala de uma guerra civil e da quebra dos direitos humanos.

      Excluir
    2. se você ler de novo com atenção vai ver q esse filme tem sentido sim e ele fala de uma historia real não de uma bobagem q inventaram

      Excluir
    3. é uma criatura sem noção essa "tudo sobre hamsters" não entender o significado desse filme,so sendo muito burro mesmo.

      Excluir
    4. Esse filme é uma ''bosta''!!! Simplesmente muito chato com um historia que mente muito e não tem cabimento de ter recebido três indicações ao oscar(a sim tem, poir roteiro, pior atuação e péssimo elenco)! obg por ler minha critica, bjs!

      Excluir
    5. sim cada um tem sua opinião.Mais entrar numa pagina só pra se aparecer ai já é demais né? e pra quem assistiu ao filme e viu a cena de uma reportagem aquela cena sim é real se você teve a capacidade de vir até aqui escrever isso,então pesquise também pra depois criticar. E vou dar minha opinião a você: antes de criticar que você menos prestou atenção então se você sebe criticar respeite a critica dos outros a você =)

      Excluir
    6. Sim esse filme e muito importante, pois nos mostra a atuação da ONU e as violações cometidas do direito humano, muita falha cometida dos orgão responsáveis.

      Excluir
    7. esse filme e muito legal e essas pessoas que vem so pra falar coisas idiotas para pfv,mas o filme e massa e emocionante.

      Excluir
  2. esse filme é bom msm, faz agente refletir um pouco sobre a realidade

    ResponderExcluir
  3. esse filme é mt bom.Adorei e chorei...
    kiss,kiss,byebye
    Ingrid e Carine

    ResponderExcluir
  4. esse filme é mt bom pra vsê ver como é a realidade e como os negros sofreram muito com a ideologia dos europeus .

    ResponderExcluir
  5. otimooo mtmtmt bom msm essse filme ameii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste e real...mas não acabou...ainda existe essas guerras religiosas,racistas e cruéis...o Estado Islâmico....ta ai...matando desconsideravelmente!

      Excluir
  6. Amei o filme assistir no colegio e amei

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. quando a professora passou esse filme pra minha turma,foii muito bom mesmo...
    ameiii....foi triste por causa da violência que tiveram com os negros,tirando isso ameii,mutissimo mesmo, valeu...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. filme muto bom relata o real dia dia o sofrimento que esse povo teve q passa é muito bom o filme

    ResponderExcluir
  11. esse filme e muito bom deixa a gente refletir nas coisas do mundo de hoje esse filme e maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTEI MUITO DESSE FILME,POIS É UM FILME HISTÓRICO QUE TÊM RELAÇÃO COMO FOI IMPOSTO O IMPERIALISMO NA ÁFRICA: RIVALIDADES IMPERIALISTAS PELO CONTINENTE AFRICANO.

      Excluir
  12. É uma merda o filme, é chato não tem ação e parece que não acaba nunca. Só assistir pq a professora pediu um resumo e eu vou usa esse ai rsrsr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem noção...esse filme é baseado em fatos reais...morreram muitos inocentes e crianças..meu que planeta vce vive?

      Excluir
    2. Na minha opinião esse filme é otimo, pó mano vc disse q o filme é 'chato' presta atenção na história nos acontecimentos do filme muitas pessoas morreram, crianças q tinha uma vida inteira pela frente,imagina quantas pessoas inocentes morreram,esse filme foi baseado em fatos reais ou seja ocorreram tudo isso massacres,muitas pessoas assassinadas famílias destruídas.cara tem pessoas que nao está nem ai para o passado e o presente os ocorridos históricos as guerras que ocorreram no passado.Primeiro pesquise algo que você vai criticar para não fala bobagens vwl

      Excluir
  13. O filme é maravilhoso, mostra uma realidade muito dura e que aconteceu a pouco tempo. Quem não entendeu o filme é porque não tem sentimentos, o filme se trata da realidade pessoas que morreram e que foram humilhadas de verdade, não é uma série crepúsculo, harry potter, x-man, que só fala de coisas fantasiosas. TEMOS QUE ABRIR OS OLHOS FOI UMA GUERRA CIVIL, VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS O QUE AINDA ACONTECE. VAMOS ACORDAR BRASIL....

    Cláudia Alves

    ResponderExcluir
  14. Muito bom ,conta a historia dos comflitos entre hutus e tutsi ,na qual os hutus sao a maioria .isso acontece devido as fronteiras artificias feitas pelos colonizadores entre outros fatores.

    ResponderExcluir
  15. MARAVILHOSO , MUITO BOM , SÓ FALTOU O FILME ABORDAR SOBRE AS DOENÇAS OCORRIDAS EM GUERRAS !!

    ResponderExcluir
  16. este filme e muito bom. mostra a historia de um homem bom lutando pelo seu povo e pela sua familia. paul, foi um homem que com sua coragem viveu momentos dificeis, que viu coisas frustrante defendendo o seu povo. bom nao so o seu povo e sim defendendo os justos. a unica coisa que eu nao entendi, foi pk os hutus ate msm com sue povo eles eram revoltados, e pk eles nao gostavam dos tutsis??? vai saber ne?? um otimo filme. sua historia e exemplar. bjss francielle

    ResponderExcluir
  17. otimo filme vcs só se preocupa com quem n entendeu o filme, eu me preocupo com tantas pessoas que morreram nessa época....

    ResponderExcluir
  18. A minha professora de história colocou esse filme para nós assistir e pediu um resumo. No dia que ela colocou o filme eu não pude comparecer a aula.
    Vou copiar esse resumo e entregar, sei que não é uma coisa legal de se fazer, mas, desculpa aí.
    Espero que me entenda, obrigado pelo resumo.

    ResponderExcluir
  19. flme muito bom mesmo e bastante emocionante vejam!!!!

    ResponderExcluir